Mostrando postagens com marcador Alojamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Alojamento. Mostrar todas as postagens

5.01.2015

Reflexões do Boto

Testemunhas afirmam que boto foi agredido por um grupo de jovens. Estes provavelmente alunos de uma das instituições de ensino mais renomadas do pais. O que todos presentes ouviam, era:
-Você é um golfinho!!! (Em meio a tapas e socos.)
O episódio causou curiosidade e gerou comentários nos últimos dias pela cidade universitária. O episódio pode nos levar a refletir acerca de algo muito mais perturbador. Ultimamente o alojamento da UFRJ enfrenta vários problemas, muitos relacionados a pouca oferta de vaga em sua residência estudantil ( as poucas que existem encontram-se carentes de manutenção). Recentemente houve uma serie de reportagens sobre o sucateamento e as condições desumanas em que vivem tais estudantes. Infestação de ratos e baratas já fazem parte da rotina dos estudantes, que em sua grande maioria se submetem a esta situação, pois está é a única saída que encontram de realizarem seus sonhos e de suas famílias.
O Artista Rafael Amorim, participa do projeto Memórias do Boto, promovido pelo Parque Tecnológico da UFRJ em parceria com a Escola de Belas Artes. Sua obra intitulada EU NÃO SOU UM GOLFINHO é inspirada na habitual confusão entre botos e golfinhos. Entre 1928 e 1929, o belga René Magritte (1898-1967) produziu uma série de pinturas intitulada A Traição das Imagens (La Trahison des Images). A mais famosa delas é Isto não é um Cachimbo (Ceci n’est pas une Pipe). A partir desta obra muitos pensadores caminharam por complexas reflexões. A representação e a realidade se tornam focos de reflexão após o confronto com tal imagem. 
Rafael Amorim se assemelha a René Magritte por incitarem o questionamento daquilo que vemos, tal postura é inquietante, essas obras alcançam impacto na medida em que aquele que se aproxima, já detêm uma noção pré-concebida da forma que vêem. Mas a quebra de expectativa feita pela própria obra interage e modifica a concepção do expectador e então novas possibilidade reflexivas se apresentam.
Ok. Mas até agora não conseguimos compreender a violência para com o objeto. Minha perspectiva é que a agressão foi causada em grande parte pela revolta dos estudantes com a instituição. O que aparentemente é um golfinho me afirma que não e um golfinho. Há uma placa logo atrás  do boto escrito: "Alojamento universitário". Mas isso é um alojamento universitário?
Talvez para o público externo seja, mas a realidade apresentada diariamente é outra. A assistência estudantil (que é a garantia de muitos que vêm arriscar a vida na cidade mais cara do Brasil) é inacessível para grande parte que a solicita. Desde 2012 o problema do alojamento vem se agravando e alunos literalmente “invadem” e ocupam um espaço que deveria por direito ser seu.
O boto não é um golfinho, e o alojamento seria o que? Talvez não seja um alojamento, talvez seja um espaço de apropriação politica daqueles que tem que tomar o que lhe é de direito. A obra ao apresentar-se ao lado da placa do local provoca. Ao resignificar a forma ela interroga a experiência.
Os alunos impotentes diante de tais dificuldades agridem o boto, uma agressão simbólica, mas que nos alertam para a agressão física que tais alunos enfrentam, já que não apenas o seu psicológico enfrenta dificuldades, pois lhe é negado um simples repouso para o próprio corpo. 
O que parecia um golfinho atraiu, mas ao ser encarado de perto o animal nega a familiaridade de sua forma. O alojamento seria uma especie de golfinho, ao assumir seu nome de alojamento atraiu a vinda de diversas pessoas, estas que abandonaram tudo pela ambição de estudarem e irem de encontro a uma vida melhor. Porém ao chegarem perto demais, viram que o alojamento não é um alojamento. A revolta com o objeto inativo é uma revolta com a inatividade da instituição.

Arte que questiona a si pode ir mais além, fazendo com que o questionamento exploda do objeto em direção ao ambiente que o cerca. O EU NÃO SOU UM GOLFINHO, nos faz descobrir o que é tal espaço. embora sem nome devido as conjecturas atuais, podemos concluir, que ele NÃO É UM ALOJAMENTO.

Foto de Aldones Nino.
Links úteis:

Exposição: 
http://memoriasdoboto.parque.ufrj.br/]

Superlotação: 
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/03/1607177-lotado-alojamento-precario-da-ufrj-tem-ate-infestacao-de-rato.shtml

Concorrência: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/ufrj-tem-fila-de-201-alunos-por-vaga-na-residencia-estudantil-8624946