5.24.2015

Brasil e Europa: Fotografia e Percepção

Museu de Arte do Rio
Museu de Arte do Rio (MAR) é um museu do Rio de Janeiro, inaugurado em 1 de março de 2013. Localizado no Centro do Rio de Janeiro, próximo a principal avenida do bairro, o museu ocupa dois edifícios na praça Mauá, entre o Centro e a Zona Portuária. Um dos prédios é o Palacete Dom João VI, construído em estilo eclético. Foi dedicado às salas de exposição, o "Pavilhão de Exposições", aproveitando-se o pé-direito alto e a estrutura livre de seus salões. O outro, adjacente ao palácio, era utilizado pelo terminal rodoviário Mariano Procópio antes de ser integrado ao museu, a "Escola do Olhar", além de abrigar a administração e outros departamentos.
Os dois prédios somados, ligados por uma passarela suspensa, a "cobertura fluída", ocupam uma área total de 2.300 metros quadrados e uma área construída de 11.240 m².
O museu foi premiado com o título de melhor construção de 2013, ano da sua inauguração, na categoria museu, pelo voto popular do maior prêmio internacional de arquitetura do mundo, o Architizer A+ Awards. O MAR concorreu com os museus Heydar Aliyev Center (Azerbaijão), New Rijksmuseum (Holanda), Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China) e com o Danish Maritime Museum (Dinamarca). [Wikipédia]
Atualmente o museu apresenta duas exposições  que fazem parte das comemorações do Aniversário de 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro:
  • Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940-1960);
  • Rio – Uma paixão francesa.
Ambas de » 14/04/2015 a 09/08/2015.

Dama acompanhando a corrida no Jockey Clube.
Rio de Janeiro, 1945
Kurt Klagsbrunn foi um austríaco que teve que fugir da ascensão do totalitarismo na Alemanha Nazista. Chegando ao Brasil sem profissão encontrou na câmera a sua vocação. Tornando-se assim um dos maiores fotógrafos da primeira metade do século XX. Registrando a vida no Rio, foi capaz de revelar aspectos da vida carioca que só a total entrega seria capaz de revelar. Teve várias fotos publicadas na importante revista americana LIFE.  
Os curadores são: Marta Klagsbrunn, Márcia Mello, Paulo Herkenhoff, Susane Worcman, sendo coordenados por Victor Hugo Klagsbrunn, sendo este sobrinho do fotográfo. A coleção de TODAS as fotos foram doadas ao MAR, desta forma ele se consolida como a primeira coleção de imagens de Klagsbrunn .
Teve grande envolvimento com a União Nacional dos Estudantes (UNE), foi fotógrafo do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e registrou Luiz Carlos Prestes recém saído da prisão. Todo esse processo histórico sendo registrado pelas suas lentes.
Engraxate na Cinelândia, com o extinto Palácio Monroe ao fundo
Gostaria de destacar a sessão Antropologia da Vida Cotidiana no Rio, onde ele registrava as condições do desenvolvimento urbanístico e social do país, já que vindo de uma pais de capitalismo avançado tinha grande interesse pela evolução da tecnologia dos meios de produção do Estado do Rio de Janeiro.  Assim além de jornalista, artista, ativista ele acumula mais o título de historiador visual.
Rio, uma paixão francesa, revela um Rio, mas sua paisagem é o Rio captado por lentes onde seus particulares pontos de vistas são provenientes dos acervos das mais respeitadas instituições francesas – Centre Georges Pompidou, Maison Européenne de la Photographie (MPE), Société Française de la Photographie e Musée Nièpce . Sendo assim diversos os enfoques das câmeras, que apresentam 75 fotos, de diversos artistas.
Vincent Rosenblatt, 41, vive no Brasil há 12 anos
 e e registrou mais de 400 bailes.
As duas exposições encontram-se frente a frente no 1º pavilhão de exposições do MAR. Vale a pena da uma conferida em ambas, já que podem direcionar o expectador para uma reflexão sobre a paisagem da cidade do Rio. Sendo as transformações e a grande efervescência cultural, consideradas marcas daquela que ainda é considerada por muitos a Capital do país.

Fotografia da série “Surfistas de trem”, de Rogério Reis.
Há então uma boa oportunidade para todos aqueles que estão interessados em fotografia e na História do Rio de Janeiro. Ambas exposições estão com um belo projeto curatorial, embora a do Kurt esteja alguns passos à frente. Conseguiram possibilitar uma total imersão no trabalho e na vida do fotógrafo, cruzando com isso o registro muitas vezes leve do artista.
Começando com o escuro da sua fuga para o Brasil e concluindo com o belo par de fotografias do Poder, onde capta a proximidade das manifestações dos  anos pré JK, contrapondo com a distancia forçada da "Nova Capital do País", onde isolada o povo não ambiciona alcança-la. 

Links:
Mar: http://www.museudeartedorio.org.br/

PS: para quem ficou curioso, segue fotos daqueles museus que perderam o título para o projeto arquitetônico do MAR. 



Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China)

Heydar Aliyev Center (Azerbaijão)
New Rijksmuseum (Holanda)
Danish Maritime Museum (Dinamarca)